Área do bioma Amazônia estava sendo desmatado sem autorização do órgão ambiental
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) flagrou na última quinta-feira, 16, o desmate sem autorização ambiental em uma fazenda de Tangará da Serra. Foram apreendidos dois tratores esteira e um correntão, que foram utilizados para o desmate.
A cena foi filmada pelos fiscais. Nas imagens, é possível ver o uso de dos tratores para o corte raso de vegetação do Bioma Amazônia. A ação foi realizada pela Diretoria Desconcentrada da Sema de Tangará da Serra (DUD Tangará). Segundo o diretor da unidade, Jeferson Zucchi, a equipe já havia identificado o alerta de desmate através do sistema de monitoramento da Sema, com imagens de satélite de alta resolução.
“Por imagens de satélite identificamos o desmate e monitoramos. Percebemos que no dia seguinte ele continuou a abertura da área. Em campo, percebemos aproximadamente 200 hectares de área desmatada, o que gera multa e agravante por ser em uma área de especial preservação”.
Áreas de especial preservação são aquelas localizadas no bioma amazônico, o que gera multa de R$ 5 mil por hectare. A multa será lavrada após a apuração do tamanho exato da área desmatada.
Operação Amazônia – O Governo de Mato Grosso realiza a Operação Amazônia contra crimes ambientais, que colocou 200 servidores em campo e equipes de monitoramento remoto para promover a responsabilização de infratores. Em caso de desmatamento ilegal, as áreas serão embargadas, serão aplicadas multas, e maquinários serão apreendidos.
O Estado atende denúncias enviadas pela população, que podem ser enviadas pelos seguintes canais de atendimento: 0800 065 3838 ou WhatsApp (65) 99321-9997.
Fonte: Diário da Serra Notícias.